O jornalista Fábio Schaffner colabora com Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Quem conhece as entranhas do Piratini aponta um ruído no secretariado: a relação da secretária do Planejamento, Danielle Calazans, com parte dos colegas. Há reclamação de que ela trava processos com microgerenciamento de ações corriqueiras e não dá celeridade a projetos prioritários. Também surgem queixas de que a equipe que trouxe de Brasília atrasaria cronogramas ao viajar com frequência para casa. Nos corredores, há saudade de Leany Lemos e Cláudio Gastal.
Danielle se diz surpresa com os comentários, que não há microgerenciamento e que remodelou todo o ciclo de planejamento para elaboração do plano plurianal e da lei orçamentária antes de fixar as novas diretrizes do governo. As idas a Brasilia, assegura, foram acertadas com Leite.
Assembleismo
O PT se reuniu nesta terça-feira (24) para adiar a reunião de quarta (25) para sexta (27). Em pauta, a adesão às primárias da esquerda para escolha do candidato à prefeitura de Porto Alegre.
Todos, menos eu
Em longo post nas redes sociais, Manuela D’Ávila anunciou nesta terça-feira (24) que não é candidata e defendeu a realização das prévias.
Alô, liguei
A prefeitura da Capital assina contrato na sexta-feira de R$ 17,7 milhões do novo 156. Batizado de Central do Cidadão, o serviço irá aprimorar o atendimento à população, começando pelas secretarias da Fazenda e da Saúde, permitindo confirmação de consultas e pagamentos por Pix.
Milhagem
Em véspera de ano eleitoral, a Corsan está correndo pelo Estado para renovar as concessões de água e saneamento dos municípios.
Não é não
Duas em cada 10 mulheres que andam de ônibus em Rio Grande já foram vítimas de assédio. Para coibir os ataques, a prefeitura lança segunda-feira (30) o JU.LI.A (Juntas Livres do Assédio). Será o primeiro aplicativo do Estado concebido para colher denúncias em tempo real, mobilizando de imediato uma equipe especializada da Guarda Municipal.
Debandada
Está difícil a vida dos cachoeirenses. Além do afastamento do prefeito José Otávio Germano e cinco secretários, o novo titular da Fazenda pediu demissão nesta terça. Presidente da OAB local, Claúdio Schutz saiu por "não concordar com condutas e procedimentos da atual gestão". Na véspera, a secretária da Agricultura, Leidy Festinalli, também pediu para sair.
Detergente
A limpa do Tribunal de Justiça em Cachoeira não se limita ao Executivo e alcança a própria carne. Em rara decisão do Órgão Especial do TJ, a juíza Angélica Chamon Layoun foi afastada da Comarca local e pode ser demitida ao final de processo disciplinar. Angélica atuava havia um ano na 2ª Vara Cível e é investigada por supostamente revezar quatro modelos prontos de despachos em mais de 2 mil processos.