Desde que se soube dos impactos da enchente, o governo do Estado começou a mobilizar mão de obra prisional para auxiliar os municípios do Vale do Taquari. A entrega mais recente, nesta sexta-feira (22), no Presídio de Encantado, foi um lote de 30 casinhas para cães das famílias que ainda estão em abrigos.
Nos primeiros dias após a cheia do Taquari, apenados já haviam sido enviadas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para atuar na desobstrução de ruas, limpeza de prédios públicos e recuperação de escolas em Lajeado, Encantado, Muçum, Roca Sales, Venâncio Aires e Estrela. Os presos também atuaram na produção e distribuição de alimentos e na triagem de doações.
Em paralelo, itens produzidos por presidiários foram doados às comunidades atingidas, como sabão ecológico, esteiras térmicas e sacos de dormir. Na semana passada, 500 peças de roupas íntimas femininas fabricadas na penitenciária de Osório foram entregues à Defesa Civil de Lajeado.
O vice-governador Gabriel Souza, que participou da entrega das casinhas em Encantado, ressaltou que elas contribuirão para o bem-estar e a saúde dos animais nos albergues.
Gabriel lembra que os apenados deslocados para ajudar no Vale do Taquari já trabalham nas casas prisionais, usufruindo do benefício da redução de pena, e disse que trabalho foi fundamental, sobretudo na limpeza das escolas, que possibilita a retomada das aulas nos municípios.
— Certamente foi uma boa prestação de serviço à comunidade que a Susepe organizou — comentou Gabriel.