A deputada estadual Luciana Genro foi reeleita ontem para o segundo mandato consecutivo na presidência do PSOL-RS. Dos 131 delegados, 85% aprovaram a política de um PSOL independente defendida por Luciana, pelo vereador Roberto Robaina e pela deputada federal Fernanda Melchionna.
Independente não significa que o PSOL descarte aliança com o PT na eleição municipal. O conceito se refere ao governo Lula: o partido seguirá apoiando o presidente “contra a extrema-direita”, mas se reserva o direito de criticar o que entender errado e de votar contra projetos do governo que contrariem as suas convicções.
- No Rio Grande do Sul, a ampla maioria do PSOL está engajada na luta para preservar o programa e a estratégia fundacionais do nosso partido, que não surgiu para se adaptar ao sistema político, mas, sim, para ser uma alternativa anticapitalista e lutar por mudanças estruturais na economia, na política e na sociedade - disse Luciana na convenção.
Com a realização da etapa estadual do Congresso do PSOL, foram eleitos delegados gaúchos que irão participar do 8º Congresso Nacional do partido, entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, em Brasília (DF). Serão 451 delegados e delegadas eleitos pelos congressos estaduais que escolherão a direção e definirão a política que o partido deverá defender no próximo período.