
O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Convencido de que o transporte público enfrenta uma crise prolongada e que é preciso encontrar novas opções de financiamento, o presidente da Trensurb, Fernando Marroni, irá visitar nas próximas semanas os prefeitos que integram a Grande Porto Alegre. O objetivo é debater propostas que possam ser implementadas para melhorar o sistema de transporte da Região Metropolitana.
A primeira visita de Marroni foi ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que é defensor da tese de que a União deve ajudar os municípios a custear a mobilidade urbana. Melo e Marroni concordam que é necessário integrar o transporte metropolitano e instituir uma bilhetagem única. Os dois se reuniram na segunda-feira (24).
— A Trensurb é um "vertebrador" da Região Metropolitana, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, e tem capacidade ociosa. Será muito importante se ela (Trensurb) fizer parte de uma integração com passagens, com essa bilhetagem integrada e dando benefício a quem pega ônibus e trem — diz Marroni.
O presidente da Trensurb avalia que não há mais como se pensar em transporte coletivo sem recursos públicos. Marroni diz que o assunto é urgente e precisa ser debatido no Congresso por todos os polos: governadores, prefeitos e governo federal.
— As prefeituras estão colocando dinheiro no transporte coletivo. Todas as cidades estão sofrendo esse impacto. Precisa ter outro sistema de financiamento do transporte coletivo, precisa ter subsídio.