O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em sua primeira visita ao Rio Grande do Sul no terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá almoçar com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini nesta sexta-feira (29). Será a primeira vez que o petista e o tucano, que também é presidente nacional do PSDB., sentarão juntos à mesa para tratar das demandas gaúchas.
O almoço foi articulado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta. Todos os ex-governadores foram convidados. Confirmaram presença Jair Soares (PP), Olívio Dutra (PT), Germano Rigotto (MDB), Tarso Genro (PT) e Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).
O cardápio do almoço será feijoada tradicional. Para a sobremesa, sagu e doces de Pelotas. O encontro ocorrerá no Salão dos Banquetes, na ala residencial.
Durante a agenda com o presidente, Leite pretende mencionar ao menos três assuntos: o regime de recuperação fiscal, os investimentos do governo federal no Estado e a estiagem.
— Naturalmente, no almoço, a conversa deve ser um pouco mais informal, mas sempre uma oportunidade para tocar nos temas mais urgentes e críticos para o Estado: a dívida com a União e o regime de recuperação fiscal, investimentos necessários no RS pela União, estiagem, entre outros — destaca o governador.
Lula desembarca por volta das 11h no aeroporto Salgado Filho. De lá, segue para Viamão, onde entrega 446 imóveis construídos pela Cooperativa Habitacional Coometal na Estrada Caminho do Meio. Em seguida, está previsto o almoço com Leite.
Após o compromisso no Piratini, Lula inaugura as novas instalações do Hospital de Clínicas. As obras foram concluídas em 2019 e a ocupação teve início em 2020, durante a pandemia.