O jornalista Carlos Rollsing colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Os vereadores Roberto Robaina e Pedro Ruas, do PSOL, reuniram-se nesta segunda-feira (23) com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto (PT), para tomar um cafezinho na Cidade Baixa, em Porto Alegre, e conversar sobre a manutenção da unidade da esquerda na eleição municipal de 2024.
No ano passado, a candidatura de Edegar ao Palácio Piratini, com Ruas de vice, não foi ao segundo turno, mas surpreendeu pela expressiva votação. Edegar e Ruas afirmaram que a experiência de aliança entre PT e PSOL deixou percepção muito positiva e sinalizaram o compromisso de tentar manter a unidade para “desbolsonarizar” Porto Alegre, uma referência à aliança do prefeito Sebastião Melo com setores da direita.
Edegar disse que o PT ainda não fez o debate sobre 2024 e que sempre toma seu caminho de acordo com a decisão coletiva. O PT é um partido grande e complexo nas suas relações. Qualquer decisão sobre a eleição passa por série de debates internos, mas já foi mencionada na reunião a hipótese de os petistas indicarem uma mulher como candidata a vice-prefeita em uma chapa encabeçada por Ruas. O PSOL deseja liderar o processo na Capital em 2024.
Seria retribuição à aliança de 2022 e a sigla adquiriu muita capilaridade em Porto Alegre, tendo uma bancada de quatro vereadores na Câmara, de tamanho igual à do PT. Mas, como ainda é início de conversa, também foram levantadas as hipóteses de o PSOL indicar a deputada estadual Luciana Genro como vice de Olívio Dutra ou do próprio Edegar. Falta pouco menos de dois anos para a eleição, ainda um cenário distante, mas Robaina diz que a intenção é, desde já, criar um movimento democrático na cidade.
Apenas estudo
O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, reforça que ainda não há decisão sobre a venda do terreno público que fica entre o Gigantinho e o Parque Marinha do Brasil. É um tema em estudo. Barbosa diz que, enquanto não houver definição, há interesse do município em sentar com a direção do Inter para discutir a assinatura de um termo de permissão de uso, possivelmente com a proposta de alguma contrapartida. O Inter utiliza o local para o acesso de torcedores e, eventualmente, como estacionamento.
Passagem pelo RS
Novo comandante do Exército, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva atuou no Rio Grande do Sul entre fevereiro de 1982 e janeiro de 1985. Ele foi oficial subalterno e comandante de companhia de fuzileiros no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria.
Reeleição
Os indicativos diários são de que Rodrigo Pacheco (PSD-MG) irá se reeleger para a presidência do Senado. A ala bolsonarista tenta emplacar o senador eleito Rogério Marinho (PL-RN), mas o cenário é desfavorável.