O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em contraponto ao movimento de um grupo de deputados e prefeitos do PP que anunciou apoio ao candidato Eduardo Leite (PSDB) na terça-feira (18), a direção estadual do partido reuniu nesta quarta-feira (19) deputados eleitos e gestores municipais para reafirmar o endosso oficial da legenda a Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno. O ex-ministro bolsonarista participou do encontro no Master Grande Hotel, no centro de Porto Alegre.
Estiveram na reunião cinco dos sete deputados estaduais eleitos pelo PP em 2 de outubro: Adolfo Brito, Ernani Polo, Guilherme Pasin, Joel Wilhelm e Marcus Vinícius. Dos três federais, compareceu apenas Pedro Westphalen. As exceções foram Frederico Antunes, Covatti Filho e Silvana Covatti, que, na véspera, declararam apoio ao tucano, e Afonso Hamm, que faltou alegando questões pessoais.
Presidente da associação de prefeitos do PP, Helton Barreto avalia que o encontro demonstra a unidade do partido em torno da campanha de Onyx:
— Noventa por cento do partido está junto. Não são decisões pessoais e isoladas que vão mudar a grandeza do Progressistas.
A expectativa dos prefeitos é de ampliar a votação de Onyx no segundo turno no corpo a corpo com os eleitores. Barreto avalia que a mobilização será maior do que a do primeiro turno em favor de Luis Carlos Heinze, que também esteve no encontro.
— Agora tem uma expectativa de vitória que não existia no primeiro turno. Pela polarização nacional, o Heinze acabou sendo engolido pelo Onyx. Agora é diferente, nós entendemos que o eleitor bolsonarista vai votar quase maciçamente no Onyx — constata o prefeito.
O entendimento dos prefeitos é de que o voto do eleitor de Heinze virá naturalmente para Onyx. Por isso, o objetivo principal dos líderes municipais é tentar converter os eleitores que combinaram o voto em Jair Bolsonaro e Eduardo Leite no primeiro turno:
— A questão é trabalhar em quem votou no Eduardo Leite. O Lula falou hoje para não votar no Onyx. Só faltou falar para votar no Eduardo Leite. Eu acredito que isso vai favorecer.