Como se não tivessem outros temas relevantes para debater e projetos para analisar, os vereadores de Porto Alegre seguem gastando energia em uma irrelevância: a proposta de dar o nome de Olavo de Cavalho a um beco na Vila Orfanotrófio. No domingo (11), o vereador Matheus Gomes (PSOL) publicou vídeo nas suas redes sociais dizendo que a via escolhida para receber a homenagem já tem nome desde 2008: Rua Odília Feliciano de Souza.
Nesta segunda-feira (12), o vereador Leonel Radde (PT) retomou a polêmica ao quebrar uma placa simbólica feita de papelão com o nome do guru bolsonarista na tribuna da Câmara Municipal.
— Porto Alegre entrou na pauta nacional pela vergonha de ter homenageado um não filósofo, o filósofo fake Olavo de Carvalho — discursou.
O projeto que homenageia Olavo foi aprovado pela Câmara Municipal na última segunda-feira, por 18 votos a 9. O principal ponto de contestação de vereadores da oposição estava sobre o uso da palavra "Filósofo" para se referir a Olavo. Os parlamentares argumentam que o pensador seria astrólogo, não filósofo.
A fim de encerrar a questão, a autora do projeto, Comandante Nádia (PP), subiu à tribuna da Câmara nesta segunda-feira para anunciar que pediu a retirada da palavra "filósofo" do nome que deverá ir para a placa. A vereadora também apresentou um croqui com o desenho das vias da região da Vila Orfanotrófio.
À coluna, Comandante Nádia disse que solicitou à biblioteca da Câmara Municipal os croquis das ruas que ainda não têm nome em Porto Alegre. No mapa, as vias que ainda não têm nome aparecem com a denominação RP, seguida de um número que as identifica. A vereadora do PP argumenta que foi informada pela biblioteca da Câmara que a RP 4006 ainda não tinha nome e que, portanto, estava disponível para receber a homenagem.
Nádia destaca que o seu projeto não irá mudar o nome da Rua Odília Feliciano de Souza, líder comunitária da vila, e acusa a oposição de propagar notícia falsa.
— Ninguém pode renomear uma rua que está nomeada. Não é uma questão técnica por parte do PSOL, é uma questão politiqueira. Estão tentando manipular uma comunidade toda, dizendo que a rua vai ser renomeada. É uma atitude covarde de quem não tem trabalho — diz a vereadora.
De outro lado, o vereador Matheus Gomes insiste que todas as pessoas que moram nos becos da região "se reconhecem como moradores da Rua Odília", inclusive com conta de luz e IPTU usando a denominação:
— A vereadora está equivocada. Se ela tivesse ido até a rua ela entenderia do que se trata. O que está no croqui não corresponde ao que é. A rua é uma ferradura e em ambas as pontas há placas indicando que ali é a Rua Dona Odília.