Líder nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agenda marcada no Rio Grande do Sul na próxima semana. Lula deve desembarcar no Rio Grande do Sul no dia 15 de setembro, em sua primeira viagem ao Estado após o início da campanha eleitoral.
O ex-presidente deve ter compromissos restritos a Porto Alegre, sem deslocamentos ao interior do Estado. O principal ato do qual deve participar é um comício no Centro da Capital, no Largo Glênio Peres. A última vez que o ex-presidente esteve no Rio Grande do Sul foi no dia 1º de junho, em um ato fechado para militantes, no Pepsi on Stage. Naquela ocasião, Lula tentou se hospedar no Hotel Deville, mas não foi aceito.
A expectativa no PT é de que a vinda de Lula fortaleça a campanha do candidato petista ao governo do Estado, Edegar Pretto, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas. A principal estratégia da campanha de Pretto é a vinculação com a imagem do ex-presidente, até aqui sem sucesso.
Os 9% de Pretto equivalem a um terço dos 28% de Olívio Dutra e pouco mais de um quarto dos 42% de Lula no Rio Grande do Sul.