Na esteira da polêmica dos cachês milionários pagos com dinheiro público a artistas nacionais, sobretudo sertanejos, a Assembleia Legislativa discute nesta terça-feira (5) a valorização dos músicos do Rio Grande do Sul. O debate proposto pelo deputado Ernani Polo (PP) parte da ideia de que é possível inserir e aproveitar melhor os artistas gaúchos nas feiras realizadas no Estado. Hoje muitas prefeituras e entidades decidem contratar atrações nacionais, que normalmente têm apelo maior do público e cobram cachês mais elevados.
— Queremos sensibilizar os promotores desses eventos, como prefeituras, associações comerciais, instituições financeiras, para que se tenha uma atenção aos músicos do Estado — explica Polo.
O setor cultural foi um dos mais atingidos pela pandemia, quando os shows foram vetados para evitar aglomerações. Polo afirma que a intenção é criar um movimento para conscientizar as entidades e prefeituras para a valorização da música local.
— Não temos a pretensão de boicotar shows nacionais, o que queremos é conscientizar para valorizar o pessoal daqui, com família aqui e que ajuda o Estado a gerar empregos.
A audiência pública será a partir das 9h30min, no plenarinho da Assembleia. Diversos músicos gaúchos e representantes do setor foram convidados e devem participar da reunião.