Com 80 anos (bem vividos), cinco filhos e oito netos, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) está mais animada do que nunca para concorrer ao quinto mandato na Assembleia Legislativa. Depois de ter enfrentado a covid e saído sem sequelas, Zilá brinca que carrega os exames de seu check-up no carro para mostrar quando alguém pergunta se tem saúde para mais uma campanha.
— Nunca estive tão bem — diz a professora aposentada que ficou conhecida na política como prefeita de Três Passos.
A deputada já começou a gravar para as redes sociais e a produzir material para a campanha. Bem-humorada, diz que gosta tanto da atividade política que não cansa dos extensos roteiros pelo Interior e que sua tática é o velho corpo a corpo:
— Gosto de conversar com as pessoas, de saber das dificuldades dos municípios e de suas expectativas. O que me dá energia é o carinho das pessoas. Minha base é formada por municípios pequenos, o que me permite esse contato direto.
Nos seus quatro mandatos, Zilá aprovou 30 leis. Entre as que mais lhe dão orgulho está a ficha limpa, que impede condenados pela Justiça de ocuparem cargos públicos estaduais. Outras duas são a de incentivo ao cicloturismo e a do programa de biodigestores para produção de energia.
Preocupada com os baixos índices de desempenho escolar, a professora acredita que todo o esforço é necessário para reverter esse cenário desanimador:
— A Assembleia teve papel fundamental no trabalho que devolveu ao Estado a capacidade para investir. Agora, temos que nos unir para encontrar caminhos para a nossa educação.