Avesso a manifestações públicas a respeito de questões partidárias, o ex-governador José Ivo Sartori escolheu as redes sociais para expressar sua posição a respeito o futuro do MDB na eleição estadual. Curto e grosso, Sartori utilizou apenas 172 dos 280 caracteres do Twitter para defender a candidatura própria ao Palácio Piratini:
"Já não bastasse a nossa história, agora as circunstâncias exigem ainda mais uma candidatura própria do MDB no Rio Grande do Sul. É preciso manter a dignidade e a coerência."
A manifestação surpreendeu inclusive correligionários do ex-governador, que não esperavam um posicionamento público dele neste momento.
A declaração pública de Sartori dificulta ainda mais um acordo do MDB com o PSDB. Os tucanos lançaram a pré-candidatura de Eduardo Leite à reeleição e tentam uma composição para que o MDB retire o nome de Gabriel Souza da disputa e indique o vice na chapa de Leite.
Em 2018, Sartori foi derrotado por Leite no segundo turno ao tentar a reeleição.
O ex-governador participou, em março, da reunião do diretório estadual que indicou Gabriel como candidato a governador.
Recentemente, recebeu insistentes convites para concorrer ao Senado na chapa, mas ainda não deu uma resposta definitiva.