Para não fazer uma escolha apressada dos substitutos dos secretários Cezar Schirmer (Planejamento) e Mendes Ribeiro (Obras), que pediram demissão para poderem concorrer na eleição de outubro, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, decidiu que, por enquanto, ficam nos cargos os secretários adjuntos.
Schirmer, que está reassumindo a cadeira de vereador, foi substituído por Urbano Schmitt, que ocupou função semelhante na gestão de José Fortunati. No lugar de Pablo Mendes Ribeiro ficou o engenheiro Rogério Baú, funcionário de carreira.
No lugar do diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, que deverá concorrer a deputado, assume Fernanda Fernandes, enfermeira e servidora do quadro. Mestre em Saúde Coletiva, Fernanda é adjunta da Vigilância e já foi diretora de regulação de leitos do município. Pela experiência, nada muda nas ideias e concepções desta que tem sido uma das áreas mais demandadas da prefeitura.
Melo também terá de substituir dois secretários adjuntos que pediram exoneração para não ficarem inelegíveis: Camila Nunes, do Meio Ambiente, e Luciano Marcantônio, de Governança Local e Coordenação Política.
Opção pelo serviço público
Por pouco, o prefeito Sebastião Melo não perdeu mais um secretário nesta semana. Titular da Secretaria de Habitação, o jornalista André Machado recebeu um convite tentador para ser diretor de Comunicação em uma instituição que lhe ofereceu salário três vezes maior do que os R$ 9,6 mil que recebe líquidos no município. O salário pago aos secretários é, segundo o prefeito, um dos problemas para atrair pessoas qualificadas para o primeiro escalão da prefeitura.
André conta que depois de conversar com Melo e com os funcionários da secretaria, optou pelo que considera sua verdadeira vocação: o serviço público. Suplente de vereador pelo PP, diz que descobriu no contato com a população carente uma Porto Alegre invisível para a maioria das pessoas, que precisa muito da prefeitura.
A expectativa do secretário é ver aprovados, no governo federal, dois projetos para construção de 500 moradias.