O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
No primeiro dia da janela partidária, que permite aos deputados mudarem de sigla sem perder o mandato, o deputado estadual Airton Lima anunciou a saída do PL e o ingresso no Podemos. Lima teve a ficha abonada pelo senador Lasier Martins, em ato que teve a presença do vice-presidente estadual do partido, Marco Vieira, e do chefe de gabinete do deputado, Jocimar Santos.
O deputado, que é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio Grande do Sul, está em seu primeiro mandato e será candidato à reeleição. Segundo ele, a saída do PL ocorreu sem atritos.
— Me chamou atenção a ideologia do Podemos e sua representatividade no Senado e na Câmara Federal. Não teve nenhum atrito (com o PL), eles já sabiam que, assim que abrisse a janela, eu sairia — contou o deputado.
Além de Lima, o Podemos, que tem o ex-juiz Sergio Moro como candidato a presidente, mantém conversas adiantadas com o deputado estadual Faisal Karam (PSDB). Faisal foi secretário da Educação por mais de dois anos no governo Eduardo Leite.
Preocupado com o impacto de eventuais federações partidárias integradas pelo PSDB, o tucano diz que também foi procurado por outros partidos e vai bater o martelo sobre seu destino após conversar com Leite, assim que o governador retornar de sua missão aos Estados Unidos, na metade de março.
— O Podemos é um partido que me atrai, mas não tem nenhuma decisão tomada— afirmou Faisal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.