O anúncio oficial será feito na tarde desta quarta-feira (16), mas a secretária da Educação de Porto Alegre, Janaina Audino, adiantou para a coluna as cinco escolas de Ensino Fundamental que terão turno integral neste ano, beneficiando inicialmente 1.600 alunos. As aulas começam na segunda-feira (21), já com as crianças estudando pela manhã e à tarde e recebendo cinco refeições por dia.
São elas: Neusa Goulart Brizola, Porto Novo e Professor Gilberto Jorge, para todos os alunos do 1º ao 9º ano, e Professora Ana Íris do Amaral e Mário Quintana parcialmente integralizadas (do 1º ao 4º ano).
São três os objetivos principais da escola de tempo integral: melhorar o desempenho cognitivo e socioemocional dos estudantes, reduzir os conflitos nos territórios e fomentar o protagonismo juvenil e o envolvimento, a participação e o sentimento de pertencimento de todos os alunos, profissionais da educação, familiares e demais setores sociais em relação à escola e o território potencialmente educativo.
Para cada objetivo foram traçadas metas que vão da alfabetização plena nos três primeiros anos ao aumento de 10% nos índices de proficiência em língua portuguesa e matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.
Nas metas da prefeitura, seriam quatro, mas Janaina e sua equipe estudaram as condições estruturais das escolas, o interesse das comunidades e a disponibilidade de recursos e constaram que era possível começar o projeto com cinco. Outras cinco devem funcionar em tempo integral em 2023, para chegar ao final de 2024 com o maior número possível de escolas de Ensino Fundamental em tempo integral, com nove horas/aula por dia, em períodos de 55 minutos.
Não se trata simplesmente de manter as escolas abertas e oferecer alimentação e atividades extras no contraturno. A matriz curricular foi organizada na perspectiva de preparar o aluno para a vida e para o novo Ensino Médio reestruturado, contemplando o aprofundamento em seis eixos temáticos e ampliação da carga horária de língua portuguesa e matemática (cinco períodos semanais para cada disciplina).
Do 1º ao 5º ano serão 22 horas de formação geral (língua portuguesa, contação de histórias, língua espanhola, artes, matemática, educação física, ciências, história, geografia e ensino religioso) e 23 horas de formação específica (linguagens, identidades e autonomia; tempos, espaços e cidadania; tecnologias e sustentabilidade; iniciação científica; corpo, arte, cultura e movimento; convivência e fortalecimento de vínculos).
Do 6º ao 9º ano serão 23 horas de formação geral, com as mesmas disciplinas das séries iniciais, substituindo apenas a língua espanhola pela língua inglesa e a contação de histórias pela produção textual, e 22 horas de formação específica.
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