O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governo do Estado está contratando a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ligada ao governo federal, para administrar o aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, no norte gaúcho. A empresa pública deve assumir a gestão e a operação a partir de abril, pelo prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um. O custo aproximado é de R$ 2,6 milhões.
De acordo com a Secretaria de Logística e Transportes, trata-se de uma medida paliativa, até que o processo de concessão da gestão do aeroporto à iniciativa privada seja concluído. A assessoria da pasta informou que o governo optou pela Infraero devido à expertise na operação de terminais aeroportuários.
Fechado há mais de um ano para obras de ampliação e modernização, o Lauro Kortz deverá retomar os voos comerciais a partir de abril. Com a reforma da pista e o novo terminal de passageiros, que passará dos atuais 300 metros quadrados para mais de 2 mil metros quadrados, será o segundo maior aeroporto do Estado.
O governo também está em tratativas com a Infraero para que a estatal assuma temporariamente a operação do aeroporto Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo. Ainda não há previsão para que a negociação seja concluída.
Concessão
O Palácio Piratini lançou em março do ano passado um edital para receber os estudos de concessão dos aeroportos de Passo Fundo e de Santo Ângelo. Dois consórcios apresentaram propostas, e, até o final de março, o governo deve bater o martelo sobre o modelo a ser adotado.
Nesta segunda-feira (28), o secretário de Parcerias, Leonardo Busatto, informou que a previsão atual é de que a licitação ocorra no segundo semestre, com a assinatura do contrato de concessão com a empresa vencedora até o final de 2022.
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