Na contramão dos principais líderes do MDB, que desejam uma aliança com o PSDB, o deputado federal Osmar Terra rejeita a parceria e critica os que ficam “beijando a mão de um governador fraco, que errou muito durante a pandemia”. Em vídeo gravado para as redes sociais (veja abaixo), Terra defende o adiamento da prévia do MDB, marcada para o dia 19 de fevereiro, com o argumento de que “não está havendo discussão” e por ser “no meio das férias” a participação ficará prejudicada.
No vídeo, Terra usa o exemplo de Geraldo Alckmin, que teve uma coligação ampla na eleição de 2018 e acabou ficando em quarto lugar na corrida presidencial. Além de defender a chapa com governador e senador do MDB, que ele chama de “coligação interna”, Terra quer que os emedebistas sejam liberados para escolher seu candidato a presidente.
— A chapa do MDB não pode ser oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Temos que ter sintonia. No meu caso, vou apoiar Bolsonaro.
O deputado diz que foi Jair Bolsonaro quem “salvou o governo de Eduardo Leite” ao liberar recursos federais durante a pandemia. Relembrando, o socorro aos Estados e municípios foi aprovado pelo Congresso (Lei Complementar 173/2020) para compensar as perdas de arrecadação. Em 2020, o Rio Grande do Sul recebeu cerca de R$ 1,95 bilhão, divididos em quatro parcelas.
O presidente estadual do PSDB, Lucas Redecker, disse que não pode levar em conta opiniões isoladas de um ou outro líder político:
— Aguardaremos a decisão dos partidos aliados, com quem estamos conversando sobre alianças. Depois que cada um tomar suas decisões, veremos qual o melhor nome para dar continuidade ao governo de Eduardo Leite e à política que começou com José Ivo Sartori. Nós do PSDB não temos que nos meter nas escolhas dos outros partidos.
Menos diplomático, o vereador de Porto Alegre Moisés Barboza se enfezou:
— Quem é este senhor para chamar o governador e o PSDB de fraco? Osmar Terra perdeu o rumo faz tempo. Virou tão somente um negacionista a serviço do presidente Bolsonaro. Considero um elogio para o PSDB que esse negacionista que chamou a COVID de uma "gripezinha" e defende a cloroquina como solução esteja nos chutando assim.
Veja o vídeo publicado por Osmar Terra
Palavra e ação
Foi divulgada nesta quinta-feira (27) a logomarca da candidatura do deputado Alceu Moreira nas prévias que escolherão o candidato do MDB a governador, marcadas para 19 de fevereiro. A imagem destaca duas expressões: "palavra" e "ação".
A equipe de campanha mostrará Alceu como "um líder político aberto ao diálogo e orientado pela busca do consenso; resolutivo, focado na ação, e que apresenta novos caminhos para o Estado em parceria com gerações de emedebistas".
Alceu irá se inscrever para a prévia no dia 3 de fevereiro, prazo limite para formalizar a candidatura. Deverá ter como adversário o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.