Às vésperas da chegada de 2022, a coluna questionou as principais autoridades do Rio Grande do Sul e personalidades que se destacaram em 2021 sobre seus principais desejos para o ano novo. Predominam aspirações a respeito do fim da pandemia de covid-19, da retomada econômica, da proteção social e das eleições gerais.
Leia as respostas:
Governador do Estado, Eduardo Leite
"Que seja um ano que marque o fim definitivo da pandemia e, assim, a recuperação da nossa capacidade de ter otimismo e esperança em relação ao futuro. A retomada econômica, o crescimento com mais empregos, mais renda para a nossa população. Que seja também, como ano eleitoral que é, um ano em que os debates, as discussões, possam se dar de forma equilibrada com bom senso, sem tentativas de uns destruírem os outros. Que possamos recuperar a capacidade de discutir política e futuro sem agressões, com mais equilíbrio e harmonia."
Presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza
"Meu maior desejo para 2022 é que seja um ano sem pandemia e todas as notícias ruins que ela produziu desde que iniciou. E que, assim, possamos retomar a vida, aquecendo a economia e gerando emprego e renda para os que mais precisam."
Presidente do Tribunal de Justiça, Voltaire de Lima Moraes
"Espero que a normalidade possa retornar em 2022, sempre respeitando as precauções médicas e sanitárias, e que o nosso Judiciário continue desempenhando umas das melhores prestações jurisdicionais do Brasil, que jamais parou de funcionar mesmo em meio à pandemia, e segue sendo motivo de orgulho para a sociedade gaúcha."
Procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles
"Em 2022, ano de eleições gerais, desejo que as instituições sejam respeitadas e haja preocupação real com a pobreza, fome, emprego, habitação, desenvolvimento sustentável e efetivo combate à corrupção."
Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal
"Desejo um 2022 de retomada econômica, zelo pelos recursos públicos, e muita consciência na definição dos novos gestores públicos estaduais e federais nas eleições que se aproximam."
Defensor-público-geral, Antonio Flávio de Oliveira
"Que 2022 seja o ano da esperança, do entendimento, da reconciliação, da compaixão e da harmonia entre todos os seres humanos. A pandemia, sem dúvida alguma, agravou muito a miséria no país. Que todos nós possamos, efetivamente, construir uma sociedade mais justa e igualitária."
Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo
"O desejo primeiro é o fim da pandemia, para que com saúde pública possamos retomar o caminho do desenvolvimento olhando para os mais vulneráveis, sem esquecer as dores e os aprendizados."
Presidente da Câmara de Porto Alegre em 2022, Idenir Cecchim
"Continuar com o diálogo entre vereadores, executivo e cidadãos, respeitando as opiniões divergentes."
Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann
"Que em 2022, com o avanço da vacinação, seja um ano para celebrar a vida com muitos abraços fraternos e que tenhamos sabedoria para enfrentar com coragem e determinação os desafios da gestão pública, promovendo saúde de qualidade para todos."
Arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler
"O pão de cada dia ganho de modo honesto e justo na mesa de todo brasileiro!"