O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em parecer datado da última sexta-feira (17), a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul recomendou a cassação do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei (PP), e do vice, Aldemir Ulrich (MDB), e a consequente realização de nova eleição no município da região Noroeste do Estado. No mesmo documento, o órgão ligado ao Ministério Público Federal (MPF) postula que Mantei, o ex-prefeito Alcides Vicini (PP) e o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, fiquem inelegíveis por oito anos.
Para a procuradoria, os três cometeram abuso de poder econômico durante atos realizados no dia 11 de novembro de 2020, quatro dias antes do pleito municipal. Na ocasião, Hang esteve em Santa Rosa para anunciar um novo empreendimento da Havan, discursou em favor da candidatura de Mantei e desferiu críticas ao PT.
Assinado pelo procurador regional eleitoral José Osmar Pumes e pelo procurador eleitoral auxiliar, Fábio Nesi Venzon, o parecer foi emitido no âmbito de uma ação movida por Orlando Desconsi (PT), candidato derrotado na eleição de 2020. Os argumentos foram rejeitados em primeira instância, mas Desconsi recorreu e agora o caso será analisado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
No documento, os procuradores apontam que a intenção de Hang ao se deslocar até Santa Rosa faltando poucos dias para a eleição seria "influenciar no pleito em favor do candidato apoiado pela situação". O texto ressalta que, em suas falas, o empresário transmitiu "a firme impressão de que não instalará a empresa se o referido partido (PT) vencer a eleição".
"O abuso do poder econômico está exatamente no vínculo que estabeleceu o investigado Luciano Hang entre a instalação de sua empresa e os partidos e candidatos em disputa para o pleito do município de Santa Rosa", registrou a procuradoria.
O deputado federal Osmar Terra (MDB), que participou dos atos com Hang e também é investigado na ação, foi isentado de responsabilidade pelos procuradores.
Caso o entendimento do MP seja acatado pelo TRE, Hang poderá ser impedido de disputar as eleições de 2022. Embora nunca tenha anunciado que deseja concorrer, ele é cotado para disputar uma vaga no Senado por Santa Catarina. O Tribunal ainda não tem data para julgar o processo.
A coluna procurou a prefeitura de Santa Rosa e foi informada pela secretaria de Comunicação de que o prefeito e o vice não pretendem se manifestar sobre o caso.
O empresário Luciano Hang e a assessoria da Havan também foram contatados, mas não houve retorno até as 18h desta segunda-feira. O espaço permanece aberto para a manifestação de Hang.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.