Avesso a entrevistas desde que deixou o Palácio Piratini, em 2019, o ex-governador José Ivo Sartori recorreu ao Twitter, onde tem 72.316 seguidores, para contestar, sem citar a fonte, a interpretação da coluna de que não apoia a candidatura do deputado Alceu Moreira ao governo do Estado. Em uma sequência de posts, Sartori diz que “o MDB está se preparando bem para 2022” e garante que estará, como sempre em sua vida, “ao lado do projeto do nosso partido para o Rio Grande do Sul”.
Diante da repercussão nos grupos do MDB ao texto postado na noite de domingo e publicado em Zero Hora, o ex-governador escreveu no final da manhã desta segunda-feira: “Hoje leio interpretações sobre minha participação no ato do MDB em Caxias do Sul. Não podemos perder o rumo com isso. Os deputados @Alceu_Moreira e @GabrielSouza15 sabem também que têm o meu apoio e respeito como pré-candidatos a governador”.
Sartori lembra que saudou a iniciativa de Alceu, como presidente do partido, de colocar na rua o projeto Caminhos do Rio Grande. E de recuperar o legado dos governos do MDB gaúcho. “É um deputado federal reconhecido nacionalmente e preparado para grandes missões”.
Em outro trecho, acrescenta: “E a relação que tenho com @GabrielSouza15, que foi meu líder de governo, dispensa derivações. Intelectual, líder desde a juventude, tem visão de futuro”.
Ainda na sexta-feira (22), a coluna registrou que Sartori saudou a iniciativa de Alceu de promover os debates, mas não mencionou sua pré-candidatura ao Piratini, embora tenha se referido ao desejo do empresário Roberto Argenta de ser candidato. Disse que o ex-vice-governador José Paulo Cairoli ainda não confirmou se aceita concorrer, mas que tem certeza de que o partido poderá contar com os dois.
Gabriel Souza tem dito que só disputará a prévia do MDB se Alceu desistir. Os dois têm base no Litoral e acertaram que se Alceu concorrer ao Piratini, Gabriel disputará uma vaga de deputado federal. Caso presidente do MDB não seja candidato a governador, o presidente da Assembleia terá de rever seus planos. Até por isso, aos dois interessa que a definição se dê ainda em dezembro ou, no mais tardar, no início de 2022.
É consenso no MDB que, se Sartori aceitar concorrer a governador, será homologado por aclamação. Entretanto, ele diz que já deu sua contribuição e que o partido precisa se renovar.
Briga por vaga na Câmara
Com quatro deputados federais eleitos em 2018 (Márcio Biolchi, Alceu Moreira, Giovani Feltes e Osmar Terra), o MDB terá em 2022 pelo menos mais dois nomes de peso disputando uma vaga na Câmara: o ex-governador Germano Rigotto e o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba.
Nos bastidores, a convicção é de que será difícil conquistar mais do que quatro vagas. A dúvida é quem acabará sobrando.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.