O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Faltando cinco semanas para a prévia que vai definir o candidato do PSDB a presidente em 2022, o governador Eduardo Leite mantém a campanha a todo o vapor. Neste final de semana, Leite esteve em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do partido, e participou de eventos em Belo Horizonte, Poços de Caldas e Governador Valadares. O diretório local já havia declarado apoio a Leite em setembro.
Na capital mineira, o governador foi recebido pelos principais líderes do PSDB no Estado. Dentre eles, o deputado federal Aécio Neves. Duas vezes governador e candidato a presidente em 2014, Aécio teve a imagem arranhada no escândalo da JBS, quando foi gravado pedindo R$ 2 milhões ao dono da companhia, Joesley Batista. Ainda assim, mantém a influência sobre o partido em seu Estado e sobre a bancada federal do PSDB.
Ao discursar no evento, Aécio saudou Leite como um “caríssimo amigo”, elogiou seu trabalho e criticou o principal adversário do gaúcho nas prévias, o governador paulista João Doria, seu desafeto. Segundo Aécio, Leite terá mais de 90% dos votos dos mineiros nas prévias.
— A disputa não e entre dois governadores de Estado. É entre um que pode levar o PSDB a ser protagonista da política nacional, construindo um governo de entendimento, serenidade, audácia e realizações, e uma outra (sic) que nos levará fatalmente à exclusão e a quase inexistência no futuro próximo - disse o ex-governador.
Na sua vez de falar, Leite retribuiu as gentilezas do aliado, elogiou os mandatos de Aécio à frente do Palácio da Liberdade e disse que o ex-governador deixou um “legado de demonstração da capacidade de superação de desafios e problemas”.
— Minas conhece teu trabalho, Aécio, e reconheceu pelos resultados que entregaste, que te lembraste aqui. Isso ninguém te tira. Podem tentar te tirar muitas coisas, mas isso ninguém tira, e a gente vê, no carinho com que as pessoas olham pra ti, o resultado que entregaste.
Ao todo, mais de 1,5 mil pessoas participaram dos encontros com Leite em MG, dentre deputados, prefeitos, vereadores e militantes tucanos.
Neste domingo (17), Leite cumpre agendas em São Paulo, em mais uma incursão que visa ganhar força no território de seu principal oponente.
Doria volta atrás
Depois de anunciar que não participaria do primeiro debate entre os candidatos que disputam as prévias do PSDB, o governador João Doria voltou atrás e confirmou a presença no evento. Em nota, Doria afirmou que reconsiderou a decisão após receber “centenas de mensagens do Brasil inteiro de filiados e apoiadores da sua candidatura".
O debate entre Doria, Leite e o ex-prefeito de Manaus (AM) Arthur Virgílio, organizado pelos jornais O Globo e Valor, será realizado na terça-feira (19), no Rio de Janeiro.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.