O governo do Rio Grande do Sul criou uma honraria para homenagear pessoas negras que contribuíram ou contribuem com a cultura gaúcha. Trata-se da Medalha César Passarinho, que leva o nome de um dos mais reconhecidos cantores nativistas, e será concedida anualmente durante a Semana Farroupilha. Neste ano, a entrega será em novembro, durante as celebrações do Cinquentenário do 20 de Novembro, o dia da Consciência Negra, no Rio Grande do Sul.
A distinção foi instituída por decreto, publicado nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial. De acordo com o texto, a medalha será concedida a "cinco personalidades afrodescendentes que tenham prestado serviços de notória magnitude em prol da identidade cultural do nosso povo e pela cultura gaúcha".
O governador do Estado será o responsável por indicar as pessoas homenageadas com a medalha, que podem ser brasileiros ou estrangeiros. O secretário da Cultura também poderá propor a concessão a alguma personalidade.
A honraria sempre será outorgada em sessão solene. Caso o homenageado já tenha falecido, a medalha será entregue a uma pessoa designada por sua família.
A honraria foi idealizada pelo adido cultural do Estado, o músico César Oliveira. Segundo ele, Passarinho, autor da antológica canção Guri, foi escolhido para dar nome à medalha por também representar o movimento nativista, que celebra os 50 anos dos festivais em 2021.
— A sua contribuição junto a identidade cultural do nosso estado é indelével. E, de certa forma, não podemos deixar que seja esquecido, e (devemos) aproximar a imagem dele levando até nossos jovens a lembrança de quem ele foi e é para nossa identidade cultural — disse Oliveira.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.