Às vésperas de completar um ano da contaminação pelo coronavírus, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), foi internado nesta quinta-feira (16) no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo após contrair novamente a covid-19. Pozzobom recebeu o diagnóstico na véspera, por volta das 18h. No início da noite, disse à coluna que estava em isolamento e que fez o teste pela manhã porque estava com febre e dor de cabeça.
Menos de 24 horas depois, ele foi internado porque, segundo nota oficial da prefeitura, os sintomas se agravaram. Além da febre e da dor de cabeça persistentes, Pozzobom apresentou dor de garanta, mas foi o quadro de desidratação que levou seu médico a recomendar a "permanência na unidade hospitalar, para evitar o agravamento da situação clínica com risco de evolução para desidratação crônica".
Pozzobom recebeu a segunda dose da vacina AstraZeneca na sexta-feira passada. A imunização só é considerada completa três semanas depois da segunda dose. O prefeito sempre usou máscara e respeitou os protocolos, mas no sábado esteve na Expointer para acompanhar a visita do presidente Jair Bolsonaro e teve contato com pessoas da comitiva que não usavam máscara. Pozzobom não tem ideia de como se contaminou.
Na quarta-feira, a coluna conversou com Pozzobom pelo WhatsApp. Estava confiante na recuperação, porque a tomografia mostrou que não havia comprometimento da função pulmonar.
— Eu nunca me abalo, mas desta vez foi muito forte — disse o prefeito sobre o agravamento dos sintomas.
Confira a íntegra da nota divulgada pela prefeitura de Santa Maria:
"A Prefeitura de Santa Maria informa que o prefeito municipal Jorge Pozzobom ficará em observação, sob cuidados médicos, para exames e avaliações clínicas, pelo período de 48 horas, no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. O chefe do Executivo testou positivo para a COVID-19 na tarde de quarta-feira (15) e, desde então, está sendo acompanhado pelo médico infectologista Dr. Thiego Cavalheiro. Em setembro de 2020, Jorge Pozzobom já havia testado positivo para o coronavírus.
O prefeito, que tomou as duas doses da vacina contra a COVID-19, apresentou, nas últimas horas, sintomas de febre, dor de cabeça e dor de garganta persistentes, com um quadro de desidratação, o que recomendou a permanência na unidade hospitalar para evitar o agravamento da situação clínica com risco de evolução para desidratação crônica. Não houve, contudo, qualquer perda da capacidade respiratória, felizmente.
Pelo período de 10 dias, a partir desta quinta-feira (16), o prefeito municipal Jorge Pozzobom estará afastado das suas atividades laborais. O vice-prefeito Rodrigo Decimo assume, desde já, a função de prefeito em exercício, conforme prevê a Lei Orgânica do Município de Santa Maria.
Santa Maria, 16 de setembro de 2021
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria"