Está sendo gestado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul um programa de subsídio dos juros de empréstimos contratados por micro e pequenas empresas sediadas no Estado. O objetivo é estimular a retomada econômica, incentivar investimentos e gerar empregos.
Batizada preliminarmente de “Juro Zero RS”, a iniciativa prevê que o Estado arque com o valor correspondente aos juros de financiamentos tomados pelas empresas. A gestão do programa ficaria a cargo do Badesul ou do BRDE e os recursos utilizados seriam provenientes do Fundo Operação Empresa do Estado (Fundopem).
De acordo com o secretário Edson Brum, as linhas gerais do programa já estão traçadas, mas a iniciativa depende da liberação da verba necessária para a implantação. Conforme Brum, haveria cerca de R$ 50 milhões contabilizados no Fundopem, mas, na prática, parte do recurso foi drenado ao caixa único. A execução do projeto depende da reposição desse valor.
A Procuradoria-Geral do Estado já efetuou a análise jurídica da iniciativa e deu sinal verde para a implementação. Na próxima semana, Brum discutirá o assunto com o governador Eduardo Leite.
—Nosso sonho é que, somando algum recurso da privatização da CEEE e das concessões de estradas, o governo conseguisse aportar R$ 100 milhões para o programa — diz o secretário.
De acordo com o político, cerca de 70 prefeituras gaúchas lançaram iniciativa semelhantes, em diferentes formatos.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.