O desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa foi eleito nesta terça-feira (27) presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) para o biênio 2021/2022. Atual vice-presidente da Corte, o magistrado foi escolhido por aclamação, em sessão do pleno do TRE, e substituirá o desembargador André Luiz Planella Villarinho.
Na mesma sessão, o desembargador Francisco José Moesch foi eleito o vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Por tradição, o corregedor sempre torna-se presidente no exercício seguinte. Por isso, Moesch comandará o TRE gaúcho na eleição de 2022.
A cerimônia de posse dos desembargadores em seus cargos está marcada para o dia 28 de maio.
Natural de Porto Alegre, Lima da Rosa formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1975. Aprovado em 1º lugar no concurso para o cargo de Juiz de Direito, foi nomeado ao cargo em 1976. Atuou nas comarcas de Estância Velha, Guaíba, Santa Maria, Canoas e Porto Alegre.
Atuou ainda como juiz do Tribunal de Alçada antes de ser promovido a desembargador do Tribunal de Justiça, em setembro de 1997. Tomou posse como presidente da Corte em fevereiro de 2008. Desde fevereiro de 2010, integra e preside a 21ª Câmara Cível do TJ.
Moesch é natural de Estrela e graduado em Direito pela PUC-RS. Exerceu a Advocacia de 1972 a 1995, ano em que tornou-se juiz do Tribunal de Alçada pelo Quinto Constitucional da Advocacia. Foi juiz do Pleno do TRE e, desde 1998, é desembargador do Tribunal de Justiça. É Professor Titular da Faculdade de Direito da PUC-RS (licenciado) e Professor em cursos da Ajuris, da OAB/RS e do Iargs.