Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), a fisioterapeuta Luana Rolim de Moura fez história em Santo Ângelo, na região das Missões. Na última segunda-feira (15), Luana tornou-se a primeira pessoa com a síndrome a tomar posse como vereadora no Brasil.
Aos 26 anos, Luana concorreu a um cargo público pela primeira vez no ano passado e, com 633 votos, ficou como primeira suplente do PP. Nesta semana, o único titular da bancada, Nivaldo Langer de Moura, se licenciou para tratamento de saúde e abriu espaço para que Luana assumisse a cadeira de titular. Em razão da pandemia, a sessão, o juramento e a posse foram virtuais.
—A posse foi muito emocionante. Quero lutar por políticas públicas para pessoas com deficiência, pela criação de um órgão de gestão ligado à acessibilidade e inclusão, para o atendimento preferencial de pessoas com deficiência e por ações de empregabilidade — disse Luana à coluna.
A mãe de Luana, Maria Lúcia de Moura, relatou que a família tem histórico de participação na vida pública e que a filha sempre gostou de acompanhar atos políticos.
— Ela dizia que um dia iria ser vereadora e até queria concorrer antes. Eu disse: "Uma coisa de cada vez, primeiro tu te formas". Ela se formou em 2019 em fisioterapia e no ano passado resolveu concorrer — contou Maria Lúcia.
Feliz por ter assumido o cargo justamente na semana do o Dia Internacional da Síndrome de Down, Luana quer ir além: deseja ser eleita vereadora titular de Santo Ângelo.
— Na próxima eleição eu vou (concorrer) de novo, e com mais experiência — promete.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.