Os prefeitos dos 317 municípios gaúchos que são atendidos pela Corsan se reúnem nesta quarta-feira (31) para discutir os eventuais impactos da privatização da estatal, anunciada pelo governador Eduardo Leite há duas semanas. A videoconferência foi proposta pelo presidente da Famurs, Maneco Hassen, e começa às 9h.
A desestatização da companhia também será debatida em audiências públicas da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia. A pedido dos deputados Juliana Brizola (PDT) e Valdeci Oliveira (PT), a comissão aprovou a realização de duas reuniões virtuais para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a necessidade de plebiscito para vender a estatal.
A PEC, apresentada pelo deputado Sérgio Turra, também dispensa a realização de consulta popular caso o governo queira privatizar o Banrisul e a Procergs.
Serão convidados a participar do debate proposto por Valdeci na Assembleia os secretários estaduais da Fazenda, do Meio Ambiente e Infraestrutura e do Planejamento, Governança e Gestão, os presidentes de Banrisul, Corsan e Procergs, entidades que representam os municípios e sindicatos.
A expectativa do Piratini é concluir a privatização ainda em outubro deste ano, na mesma operação de oferta de ações da Corsan.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.