Vítima de câncer no esôfago, morreu neste domingo (27) o chefe de Gabinete do governador Eduardo Leite, Paulo Morales. Engenheiro formado pela Universidade Católica de Pelotas, Morales tinha se licenciado do cargo entre 7 e 21 de dezembro para se dedicar ao tratamento, mas seu estado de saúde piorou no feriado de Natal.
Em seu perfil no Twitter, Leite escreveu: “Com profunda tristeza, informo o falecimento de meu querido amigo Paulo Morales, seu chefe de gabinete,. Não tenho palavras pra descrever a dor que sinto nesse momento. O Mosquito (como o conheciam) era, além de um amigo, um incentivador, apoiador e parceiro de valor inestimável. Nos últimos anos, disponibilizou atenção dedicada ao projeto que busquei representar para Pelotas e para o RS;. Deu enorme contribuição. Foi vencido por um câncer de esôfago. Fica a minha mais profunda gratidão: muito obrigado, Mosquito!”.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por muitos anos Morales atuou na iniciativa privada, no segmento da construção civil. Iniciou sua vida pública em 2005 como Superintendente Administrativo do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). Entre 2007 e 2010, foi administrador do Porto de Pelotas, ligado à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado.
Foi secretário de Qualidade Ambiental e de Obras e Serviços Urbanos de Pelotas, além de coordenar o programa transversal Cidade Bem Cuidada, que gerenciava as atividades de todas as secretarias envolvidas na infraestrutura pelotense. Ele assumiu a Secretaria de Planejamento e Gestão do município até 31 de dezembro de 2018.