O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou três novos secretários de seu governo em transmissão ao vivo nesta terça-feira (22). Entre eles, está o secretário da Saúde, que será o médico Mauro Sparta, ex-deputado estadual e ex-diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
— A saúde e a economia devem andar de mãos dadas e é isso que vamos promover no nosso governo — disse Melo, ao confirmar o nome do novo secretário.
Sparta disse que recebeu o convite de Melo com "humildade" e que a missão de dirigir a saúde da Capital é "um desafio imenso e uma responsabilidade muito grande"
— Contem com a minha dedicação, meu modesto trabalho, minha experiencia, minha determinação e, principalmente, com minha lealdade — declarou o futuro secretário.
A secretária de Parcerias Estratégicas será Ana Maria Pellini, que comandou a secretaria estadual de Meio Ambiente no governo de José Ivo Sartori e chefiou o Escritório de Licenciamento de Projetos no governo de José Fortunati, no qual Melo foi vice. Também integrou o Ministério da Cidadania durante a passagem de Osmar Terra pela pasta.
— Tenho certeza que será uma administração muito profícua. Estou em prontidão para dar o melhor de mim para que tu (Melo) não se arrependa — disse Ana, ao ser anunciada.
Também foi confirmado o nome do sociólogo Léo Voigt como secretário do Desenvolvimento Social. O cargo chegou a ser oferecido à vereadora Nádia Gerhard (DEM), que ocupou o posto na gestão Nelson Marchezan, mas ela recusou.
— Nos comprometemos a fortalecer e remobilizar o sistema de proteção social e garantia de direitos—disse Voigt, que também prometeu trabalhar para enfrentar a extrema pobreza e erradicar a fome na cidade.
Voigt é professor universitário e já atuou em organizações públicas em projetos de desenvolvimento e proteção social. Foi Presidente da Cruz Vermelha no RS, Diretor da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Instituto Vonpar. Atualmente é Diretor Presidente da Cooperativa Mãos Verdes e da Fundação Gerações.
No dia anterior, os primeiros sete integrantes do primeiro escalão do governo haviam sido anunciados por Melo. Confira aqui os nomes.
Bem visto
Adiantado pela coluna, o nome de Mauro Sparta na Saúde é bem visto nas entidades hospitalares. Como trabalha no GHC, uma autarquia federal, pode ser cedido com o salário do órgão de origem, além de ter direito a um adicional de 70% do valor pagos aos secretários municipais.
Formado pela Universidade Católica de Pelotas, Sparta é especialista em cirurgia plástica. Foi deputado estadual pelo PSDB e secretário do Meio Ambiente no governo de Germano Rigotto. Antes, foi duas vezes vice-prefeito em Passo Fundo, entre 1996 e 2004. Atualmente, é filiado ao PP.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.