Isolado em casa desde quarta-feira (14), quando recebeu a confirmação de que que foi contaminado pelo coronavírus, o candidato do PP a prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, postou vídeo nas redes sociais dizendo que está se sentindo “super bem” e fazendo o “tratamento precoce”. Embora não cite no vídeo os medicamentos que está tomando, Paim confirmou à coluna que seu médico prescreveu reuquinol, sulfato de hidroxicloroquina, azitromicina e zinco.
O vice-prefeito disse que no primeiro dia teve um quadro levemente febril. Começou a tomar os medicamentos e a febre baixou.
— Em princípio, estou sem outros sintomas. Hoje acordei bem disposto. No primeiro dia estava com um pouco de cansaço físico — contou.
No vídeo, Paim diz que, mesmo tendo sintomas leves, está fazendo o tratamento precoce:
— Isso é preconizado pelo Ministério da Saúde e por por milhares de profissionais da área Brasil afora. Acredito muito na liberdade da relação médico-paciente. Se o médico prescreveu e o paciente quis fazer o tratamento, não tem por que ter preconceito. Estou tomando os medicamentos, tudo com orientação médica.
O candidato emendou um comentário político, relacionando a polêmica da cloroquina às divergências em Porto Alegre:
— Esse debate tem muita relação com o que acontece em Porto Alegre. Muitas vezes, por questão ideológica ou por ranço, as coisas deixam de acontecer na nossa Capital. Como prefeito, além de disponibilizar o tratamento precoce para todo os que desejarem, havendo prescrição médica, vou assegurar que a vacina chegue com a maior velocidade possível a todos os porto-alegrenses.
Na prática, o candidato está chovendo no molhado. Nenhum médico está proibido de prescrever o “kit covid” e os medicamentos, incluindo a hidroxicloroquina, foram liberados para os postos pelo Ministério da Saúde.
A polêmica não decorre de ranço nem de ideologia, mas da conclusão de pesquisas de que a cloroquina não tem eficácia no combate ao coronavírus. Como a maioria dos pacientes se cura mesmo sem qualquer medicação, os estudos indicam que quem venceu a covid tomando cloroquina teria vencido mesmo sem a droga.
Nesta quinta-feira (15), a Organização Mundial da Saúde divulgou o resultado de um novo estudo, realizado em 405 hospitais de 30 países, dizendo que os antivirais hidroxicloroquina, remdesivir, interferon beta-1ª e a combinação lopinavir/ritonavir, usados no tratamento da covid-19, tiveram pouca ou nenhuma influência na redução da mortalidade pela doença ou no tempo de internação dos pacientes.
Paim não é o único candidato a prometer vacina para o coronavírus. Pelo menos outros três concorrentes (Manuela D’Ávila, Juliana Brizola e José Fortunati) fizeram promessa semelhante. Ainda não se sabe quando a vacina estará disponível, quanto vai custar e qual será a política do Ministério da Saúde que, em geral, define as diretrizes de imunização para todo o país.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.