Na pesquisa em que levantou a intenção de voto para prefeito de Porto Alegre, o Ibope fez duas perguntas para medir a preocupação dos eleitores com o coronavírus e identificar o risco de abstenção elevada. Questionados em relação às medidas de prevenção ao coronavírus no dia 15 de novembro e sua intenção de ir às urnas, 72% responderam que, com certeza, irão votar; 21% disseram que ainda não decidiram e 6% que não comparecerão, de jeito nenhum. Outros 2% não souberam responder.
Curioso é que não são os eleitores mais velhos os mais preocupados. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 69% disseram que com certeza irão votar. Na faixa de 25 a 34 anos, esse percentual é de 68%. Quanto mais elevado o grau de instrução, maior a certeza de comparecimento no dia da eleição. Entre os eleitores com Ensino Superior, o percentual sobe para 76%. Na faixa de Ensino Fundamental, cai para 65%.
A incerteza em relação a participar da votação em 15 de novembro é explicada na pergunta seguinte sobre segurança e insegurança. Os eleitores que se sentem muito seguros são apenas 7%. Os que se declararam seguros somam 35%. Já os que se sentem pouco seguros são 36%. E os que se declaram nada seguros, 21%. Os mais inseguros são os eleitores de 25 a 34 anos: 64% sentem-se pouco ou nada seguros.
Perguntas e respostas:
Levando em conta a pandemia de coronavírus e as medidas restritivas de prevenção, em relação ao dia da eleição, em 15 de novembro, o sr (a) diria que:
- Com certeza comparecerá para votar: 72%
- Ainda está em dúvida se comparecerá para votar: 21%
- Não comparecerá para votar de jeito nenhum: 6%
- Não sabe/ Não respondeu: 2%
Sobre ir votar em 15 de novembro o (a) sr. (a) diria que se sente:
- Muito seguro: 7%
- Seguro: 35%
- Poco seguro: 36%
- Nada seguro: 21%
- Não sabe/Não opinou: 1%