O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em direção oposta ao afastamento entre as cúpulas nacionais dos dois partidos desde a eleição de 2018, PT e PDT formam dobradinha em dois dos maiores municípios da Região Metropolitana na eleição municipal. Em Viamão, o vereador Guto Lopes (PDT) concorre a prefeito e tem como companheiro de chapa o colega de Câmara Adão Pretto Filho (PT). Em Alvorada, a ex-deputada petista Stela Farias (PT) concorre a prefeita ao lado do trabalhista Tiano Caduri.
Neste domingo (18), as duas chapas fizeram campanha conjunta em uma área limítrofe das duas cidades. O local escolhido foi a Vila Helenita, localizada oficialmente em Viamão, mas que fica mais próxima do centro de Alvorada.
Na região que separa os municípios, parte dos moradores votam em Alvorada, enquanto os demais têm domicilio eleitoral em Viamão. Há casos inclusive de integrantes da mesma família que votam em cidades diferentes.
Apesar da semelhança na composição das chapas, Stela e Guto têm trajetórias distintas na política. Enquanto a petista já foi prefeita duas vezes (1997 a 2002) e cumpriu três mandatos como deputada estadual, o pedetista elegeu-se vereador pela primeira vez em 2016, pelo PSOL, e migrou para o PDT neste ano.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.