Se alguém imaginou que o projeto da RS-010 ou Rodovia do Progresso estava arquivado definitivamente depois da inauguração da BR-448 e do escândalo que implodiu os ambiciosos planos da Odebrecht, enganou-se. No pacote de R$ 60,6 milhões em investimentos nas rodovias estaduais, anunciado nesta segunda-feira (21) pelo governador Eduardo Leite, está o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental da RS-010, ligando Porto Alegre a Sapiranga.
O contrato foi herdado do governo anterior, mas a ordem de início está para ser dada. O custo é relativamente baixo (R$ 300 mil), mas questionável diante dos sinais de que o projeto, discutidos desde os anos 1990, tem chances remotas de sair do papel, pelo custo das desapropriações, pela incapacidade do Estado de bancar parte da obra em uma parceria com a iniciativa privada e pela rejeição o usuário ao pagamento de pedágio, tendo uma alternativa como a Rodovia do Parque para parte do trajeto.
O próprio secretário dos Transportes, Juvir Costella, considera mais viável trabalhar pela extensão da BR-448 até Sapiranga do que por uma rodovia que, nas atuais condições, poderia ser rebatizada de Estrada da Fantasia.
Em 2013, a Odebrecht manifestou interesse em construir a estrada, uma via expressa de 99 quilômetros, cravejada de praças de pedágio.
O projeto foi recebido com entusiasmo por prefeitos da Região Metropolitana, que sonhavam com o nascimento de um novo eixo de desenvolvimento econômico ao longo da rodovia, mas o então governador Tarso Genro avaliou que as contrapartidas exigidas estavam acima da capacidade do Estado e preferiu apostar na BR-448, construída pelo governo federal.
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