O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Ainda que os projetos da reforma tributária estadual sejam protocolados em regime de urgência e, durante a tramitação, não passem pela Comissão de Finanças da Assembleia, o colegiado pretende se debruçar sobre os textos e promover audiências públicas e debates sobre a proposta governista.
Presidente da comissão, o deputado Luis Augusto Lara (PTB) lembra que os integrantes já aprovaram requerimento da deputada Luciana Genro (PSOL) para promover audiência com os secretários da Fazenda e do Planejamento sobre a reforma, além de autorizarem a criação de uma subcomissão sobre o assunto coordenada por Giuseppe Riesgo (Novo).
— Se a comissão sair na frente, pode ajudar na discussão e na aprovação dos projetos da reforma. Nosso deadline é a noventena — salienta Lara, em referência à regra que determina que as alterações tributárias devem ser sancionadas pelo menos 90 dias antes de entrarem em vigor no exercício seguinte.
Equilíbrio regional
Um dos itens que Lara deve propor durante os debates da reforma tributária é a atenção a setores econômicos da metade Sul e da região Noroeste do Estado. Empresários das duas regiões reclamam da falta de equilíbrio na concessão de incentivos fiscais, concentrados na Região Metropolitana e na Serra.
Live com Brito
Com o tema “O Rio Grande do Sul e o Brasil vistos de fora”, a edição desta terça-feira (14) do MenuPOA Online, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), recebe o ex-governador do Estado e ex-ministro da Previdência Social Antônio Britto.
O bate-papo terá mediação do presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira. A transmissão ao vivo começa às 14h, e pode ser acompanhada neste link.