O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Em 14 meses de mandato, o governador Eduardo Leite já entregou 609 viaturas para a Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Foram 486 novos carros para o trabalho de policiais militares, 112 para os civis e 11 para os bombeiros, números superiores aos de governos anteriores.
No mesmo tempo de mandato, Tarso Genro entregou 107 viaturas, enquanto José Ivo Sartori viabilizou a incorporação de 213 veículos para a segurança ao patrimônio do Estado.
Nesta quinta-feira (27), no Palácio Piratini, oito novos veículos e mais de 3 mil coletes balísticos foram entregues à BM. Leite aproveitou para testar pessoalmente (foto) uma das novas caminhonetes Mitsubishi L200 Triton, equipadas com cabine-cela, que custaram R$ 1,1 milhão.
Como em eventos anteriores, o governador voltou a dizer que, apesar das dificuldades financeiras do Estado, a área da segurança continuará recebendo investimentos em infraestrutura e em efetivo:
— Além dos 2 mil novos policiais militares incorporados no ano passado, estamos fazendo o chamamento de quase 850 novos PMs que devem começar o curso (para formação) em março.
Leite também ressaltou que o governo trabalha para utilizar o “máximo possível” o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública, que permite que empresas façam doações para a segurança.