Serão apenas dois dias no comando do Palácio Piratini, mas o presidente da Assembleia, Luís Augusto Lara (PTB), fez questão de valorizar a posse como governador interino. Em pleno domingo, usando terno e gravata, reuniu amigos e apoiadores para testemunhar a transmissão de cargo, no Salão Negrinho do Pastoreio.
O governador Eduardo Leite dispensou a gravata. Em breve pronunciamento, disse que, pela Constituição, não estava obrigado a passar o cargo, mas fazia questão de prestigiar o presidente da Assembleia, como forma de valorizar a democracia e as relações políticas. Lara fez um discurso mais longo e adiantou o que pretende fazer nos dois dias em que sentará na cadeira de governador.
Leite embarcou para São Paulo, onde cumpre agenda até a tarde de terça (21). O vice, Ranolfo Vieira Júnior, viajou para Brasília. Os compromissos fora do Estado são um pretexto para cumprir a tradição de transferir o governo ao presidente da Assembleia que está deixando o cargo. No dia 3 de fevereiro, Lara entrega a presidência da Assembleia a Ernani Polo (PP).
Por dois dias, o deputado Edegar Pretto (PT), que presidiu a Assembleia em 2017, ficará no comando do Legislativo. Ele é um dos integrantes da Mesa Diretora.
Na terça-feira, Lara receberá prefeitos de municípios afetados pela falta de chuva. Pretto acompanhará a audiência, que terá a presença de secretários, agricultores e entidades ligadas ao campo. A proposta é avaliar os prejuízos causados pela estiagem, considerada a mais severa desde 2012, e discutir soluções aos problemas.
Nos dois dias como presidente da Assembleia, o deputado que tem na agricultura familiar um dos pilares do seu mandato, dará prioridade ao tema da estiagem, com visita a municípios atingidos e reunião com prefeitos e agricultores.
De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado, até o dia 17 de janeiro, 67 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à estiagem.
Confira a agenda do governador Eduardo Leite em São Paulo:
SEGUNDA-FEIRA
8h30min - Bate-papo sobre gestão pública com o governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), organizado pela Vetor Brasil
14h - Debate com Flavio Dino na Fundação FHC
15h15min - Conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o governador Flavio Dino
16h30min - Reunião com a vice-presidente da General Motors América Latina, Marina Willisch
TERÇA-FEIRA
9h - Entrevista à Xinhua, agência oficial de notícias do governo chinês
10h30min - Reunião com a presidente executiva dol movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz
12h30min - Almoço com o empresário Ivoncy Ioshpe