Reunidos no fim de semana em Tramandaí, no 16º Acampamento de Verão, líderes da Juventude do MDB assumiram uma postura crítica em relação ao governo de Eduardo Leite — do qual o partido participa — e acabaram levando uma sutil carraspana do deputado Alceu Moreira, presidente do diretório estadual.
— O atual governador se elegeu dizendo que pagaria os salários em dia no primeiro ano de gestão. A gente sabia que isso não seria possível e não vendemos falsas ilusões. A atual situação demonstra mais uma vez que o Gringo estava certo — discursou o presidente da JMDB-RS, Norton Soares, propondo que a sigla avalie até que ponto vale a pena participar da base do governo.
Os dirigentes da Juventude sustentaram que José Ivo Sartori perdeu a eleição "por dizer a verdade" e que, apesar de enfrentar uma grave crise financeira, conquistou 46,38% dos votos válidos no segundo turno.
Presente ao encontro, o presidente estadual do MDB, deputado Alceu Moreira, começou destacando a importância da liberdade de pensamento e de expressão do núcleo:
— A construção da democracia no MDB se dá pelo princípio da responsabilidade e da independência. A juventude tem história e maturidade para fazer a manifestação do seu jeito.
Em seguida, alertou alertou que é preciso ter coerência e responsabilidade com o futuro. Disse que a crítica deve ser construtiva:
— Temos todo o direito de fazer a crítica ao governo. O que não podemos é aproveitar a janela do oportunismo e ter um discurso contrário ao que faríamos se estivéssemos governando. O Rio Grande e o governo precisam de toda a energia positiva.
De volta às atividades partidárias depois de um ano de afastamento, o ex-governador Germano Rigotto fez coro a Alceu Moreira:
— A postura de afastamento ou simples rejeição é irresponsável — afirmou, sugerindo que a bancada do MDB na Assembleia apoie o que for coerente com a sua história e apresente sugestões para alterar e aperfeiçoar o que considerar necessário nos projetos apresentados pelo Piratini.
As atividades do 16º Acampamento, que também contaram com programações esportivas e de recreação, registraram participação de aproximadamente 200 militantes de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Nesta semana, a Juventude do MDB inicia o mapeamento das candidaturas jovens em todo o Estado. Identificados esses líderes, a Fundação Ulysses Guimarães oferecerá cursos de qualificação para pré-candidatos jovens. Serão selecionados 50 para a primeira turma, que terá aulas de formação política, planejamento de campanha, comunicação e marketing.
Em 2012 a Juventude do MDB elegeu um terço dos seus candidatos a vereador. Lançou 700 nomes e conquistou 196 cadeiras nas câmaras municipais de todo o RS. O núcleo contabiliza sete prefeitos e sete vice-prefeitos.