O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Para conhecer de perto o sistema de educação e de formação de professores da Finlândia, 10 educadoras de Esteio, na Região Metropolitana, farão um intercâmbio de duas semanas no país europeu em janeiro. Participarão da viagem, entre os dias 14 a 29 de janeiro, oito professoras, uma representante das equipes pedagógicas e uma representante das equipes gestoras do município.
As integrantes da comitiva foram selecionadas por meio de concurso, em que o educador precisava relatar uma experiência de prática desenvolvida na escola em 2019, com referencial teórico, metodologia e resultados. Os nomes das profissionais selecionadas foram divulgadas no início da semana.
O convênio que viabilizou a viagem foi assinado em outubro pelo prefeito Leonardo Pascoal, secretário interino de Educação desde janeiro. As participantes passarão a maior parte do tempo nos campi da Häme University of Applied Sciences (Hamk), instituição parceira da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo.
Além de visitar escolas, as esteienses participarão de oficinas sobre o sistema educacional do país e sobre as habilidades indicadas para alunos do século XXI.
A Finlândia figura, constantemente, entre os melhores indicadores no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, da sigla em inglês), exame coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para avaliar o desempenho de estudantes.