Lançado nesta terça-feira (3) pelo presidente Jair Bolsonaro, o programa Brasil Rural tem como objetivo universalizar o acesso ao saneamento básico para as populações das áreas rurais brasileiras em 20 anos. O investimento previsto é de R$ 218,9 bilhões até 2038.
Presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o gaúcho Ronaldo Nogueira define o Brasil Rural como o maior projeto de saneamento para os moradores do campo. A previsão é beneficiar 39,7 milhões de brasileiros.
— O Brasil Rural revoluciona o saneamento em áreas rurais, trazendo dignidade às populações e estimulando os empregos — resume Nogueira.
O programa prevê, em 20 anos, melhorias nas condições sanitárias da população rural brasileira, ampliando o acesso aos serviços de saneamento básico em aproximadamente 7 milhões de domicílios atendidos por abastecimento de água, 4 milhões de residências com instalações hidrossanitárias (água e esgoto), 9 milhões de casas contempladas com esgotamento sanitário e 5 milhões atendidas por manejo de resíduos sólidos.
Da cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, participaram também o vice-presidente Hamilton Mourão, os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Henrique Mandetta (Saúde) e Osmar Terra (Cidadania).