As sinetas dos professores, as vaias e gritos de guerra dos servidores indignados com os projetos que o governo protocola nesta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa não serão ouvidos pelo governador Eduardo Leite. Na quinta-feira (14), Leite estará nos Estados Unidos, participando de um ciclo de palestras e conferências sobre gestão pública, a convite da Fundação Lemann e da Columbia University. Leite participará do principal painel, que vai abordar temas voltados às políticas públicas em áreas como educação e segurança pública.
A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, diz que o governador recebeu o convite no começo de setembro, na condição de aluno da Columbia University:
— O período em que passou na instituição, aliado à experiência como prefeito e agora governador, motivaram o convite feito pelos diretores da universidade.
A viagem não terá custos para o Estado e será inteiramente custeada (passagens, hospedagens, traslado e alimentação) pelos organizadores.
Em relação às críticas por viajar logo depois de protocolar os projetos, a secretária diz serem improcedentes:
— O governador fez tudo o que poderia na construção do melhor. Quando tudo ainda era proposta, conversou com deputados, com veículos, sindicatos, empresários e associações. Pelas redes sociais também se dirigiu aos servidores. A rigor ele fica fora um dia útil, que acabou coincidindo com o protesto.
As atividades do Lemann Dialogue, envolvendo pesquisadores, representantes do setor público e do terceiro setor, em Nova York, começam na quinta-feira, às 8h30min, e se encerram na sexta-feira, às 19h.
— A troca de experiências entre diversos gestores e especialistas é sempre importante para qualificar o exercício da gestão pública — justificou o governador.
O painel com a presença de Leite é "O desafio da elaboração de políticas públicas baseadas em evidências." Além do governador, vão participar do painel Thomas Trebat (Columbia Global Centers, do Rio de Janeiro), Katia Smole (Mathema), Katia Schweickardt (secretária de Educação de Manaus), Ricardo Galvão (USP) e Ana Laura Schmidt (Fundação Lemann).
A conferência é uma colaboração entre os centros de estudos brasileiros de quatro instituições acadêmicas dos Estados Unidos (Columbia University, Harvard University, University of Illinois Urbana-Champaign e Stanford University), cujo objetivo é estimular diálogo sobre políticas públicas para endereçar desafios sociais. Entre os temas desta edição estão educação, segurança pública e inclusão.