O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Os deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi, Pepe Vargas e Fernando Marroni (todos do PT) passarão uma semana na Espanha, a convite de parlamentares do partido de esquerda Podemos, para “trocar experiências sobre processos de participação cidadã”. As atividades ocorrerão entre 25 e 29 de novembro em Madri e Barcelona. As passagens e a estadia serão custeadas pela Assembleia Legislativa.
Nesta terça-feira (12), a Mesa Diretora aprovou a ida de Mainardi. Além do valor das passagens aéreas, o deputado receberá seis diárias internacionais, o equivalente a 2,4 mil euros – ou R$ 11 mil. O assessor do deputado, João Carlos Ferrer, também terá os custos da viagem pagos pelo Legislativo.
— Vamos ter um conjunto de reuniões para tratar sobre participação popular e transparência. Não é possível governar como governamos, as formas de participação têm que ser aperfeiçoadas, através das ferramentas que nos permitem chamar as pessoas para ajudarem a decidir sobre as questões da gestão pública — disse Mainardi.
Conforme o deputado, os parlamentares que fizeram o convite foram consultados sobre a possibilidade de custearem as despesas, mas a resposta foi negativa.
Pepe e Marroni ainda não formalizaram a solicitação, mas a assessoria da bancada confirmou que eles integrarão a comitiva. Também convidado, Fábio Branco (MDB) disse que ainda está analisando se participará. O custo será descontado da cota parlamentar a que os deputados têm direito.
Nesta e na próxima semana, Adolfo Brito (PP) e Tiago Simon (MDB) integram comitiva do governo do Estado, que visita Estônia, Suécia e Israel, e também têm os gastos custeados pela Assembleia. Cada um recebeu 10 diárias internacionais de 400 euros cada uma e duas nacionais, de R$ 744,77.