Meu caro Gabriel, que na primavera terá a Celeste nos braços e que hoje comemora seu primeiro Dia dos Pais na dupla condição de pai e filho.
A partir de agora, o segundo domingo de agosto ganha outro sentido, que nada tem a ver com o enfoque comercial sugerido nas propagandas. Será o dia de ganhar abraços, beijos e declarações de amor.
Com esta carta, faço uma singela homenagem a todos os pais e avôs que hoje celebram o milagre da vida. Sei que é um clichê dizer que nada será como já foi um dia. Ou que a vida se divide entre antes e depois do momento em que nos tornamos pais e mães, mas é a mais pura verdade.
Sei que serás um pai amoroso, presente e solidário. E que dividirás com a Babiana não apenas a missão intransferível de educar, mas também as tarefas do cotidiano, porque na vida de vocês o conceito de igualdade não é apenas uma abstração.
Se quiseres trocar ideias sobre banho, mamadeira, sopinhas e cuidados quando a mãe estiver no trabalho, meu marido terá muito prazer em compartilhar contigo a fórmula que usou há mais de 20 anos com Luiza e Eduardo. Nosso amigo Daniel estará ocupado com a Tereza, mas poderás te inspirar na forma como ele cuida da Joaninha para inventar brincadeiras e multiplicar o tempo escasso. Os bichinhos de pelúcia e os brinquedos em geral passarão a fazer parte do universo familiar, como os livros que hoje reinam na casa dos pais.
Quando tua menina recém-nascida apertar teu dedo indicador como quem se agarra ao tronco de uma árvore, saberás que ela está buscando proteção. E que em todas as fases da vida dela terás um papel a cumprir, o de pai presente, protegendo-a dos medos reais e imaginários.
Nos primeiros dias, tu acordarás no meio da noite e irás até o berço para conferir se ela está respirando direitinho. Nada mais normal: que pai nunca teve essas preocupações que depois parecerão tão bobas?
Sua filha vai nascer em tempos estranhos, de intolerância. Não te apavores. Com amor, vocês mostrarão que gentileza gera gentileza, que respeito é a base de uma sociedade civilizada, que preconceito é uma palavra que se deve conhecer para evitar. Vocês terão dúvidas (quem não as tem?) até na hora de escolher a escola, mas acabarão acertando, porque descartarão da lista as que não sejam plurais.
Na adolescência, ela terá seus dias de silêncio e introspecção. Na vida adulta, as incertezas e frustrações inerentes à condição humana. Nada haverá de assustá-lo, porque a cumplicidade que começou quando o teste de gravidez deu positivo vai permanecer para sempre.