Foi difícil para Onyx Lorenzoni segurar o otimismo em palestra a empresários e políticos, na sexta-feira (5), em Porto Alegre. Convidado especial do Brasil de Ideias, evento promovido pela revista Voto, o chefe da Casa Civil comemorou o avanço da reforma da Previdência na Câmara e projetou para até 15 de setembro a aprovação final da matéria no Congresso, com a votação em dois turno no Senado.
— Passaremos pelo portal rumo à prosperidade. Vamos dormir num Brasil e acordar em outro, muito próximo do Canadá, do Chile e da Nova Zelândia — entusiasmou-se o ministro.
Fustigado por desafetos em Brasília, em especial no PSL do presidente Jair Bolsonaro, e alvo de rumores de que estaria com o cargo a perigo, Onyx recebeu uma manifestação eloquente de prestígio no British Club. Eram esperados 80 espectadores, mas mais de cem pessoas comparecem para ouvi-lo falar sobre o governo e os rumos do país. O ministro reclamou das intrigas e defendeu Bolsonaro das críticas.
— Todos diziam que era homem tosco, despreparado, fanfarrão. Assistimos a um amadurecimento de um líder. A comparação deve ser com Reagan, não com Trump. Reagan fez a grande transformação da América.
Freud explica
Ao citar a presença no evento do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, Onyx Lorenzoni chamou o ex-presidente do TRF4 de “ministro”. Segundo o pai da psicanálise, ato falho revela pulsões do inconsciente.