Menos de três meses depois de assumir como assessor da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), o ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge aceitou o convite do prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, e será secretário municipal da Educação. A posse está confirmada para quarta-feira (17).
Jairo Jorge justifica a troca com o argumento de que quer ficar mais perto da família e de Canoas, já que é pré-candidato a prefeito em 2020:
— Meu pai está com 92 anos, minha mãe com 89. Em duas semanas, nasce meu neto, Arthur, e posso dar mais atenção a eles.
Da casa onde mora em Canoas até a Secretaria da Educação, Jairo leva 15 minutos. Mesmo com salário maior em Brasília, ele diz que a troca vale a pena, porque gasta muito com passagens e aluguel em Brasília, e pelo desafio de trabalhar em uma área estratégica como a educação.
Jairo Jorge foi convidado na cota pessoal de Link. Os dois foram colegas de partido, quando militavam no PT, mas se desfiliaram em momentos distintos. Jairo deixou o PT em dezembro de 2016 e migrou para o PDT. Em 2018, concorreu a governador. Link saiu em abril deste ano e está sem partido.
Com dois anos de experiência no Ministério da Educação, como secretário-executivo na gestão de Fernando Haddad e adjunto no período em que Tarso Genro era ministro e Haddad o número 2 da pasta, Jairo foi pró-reitor de Desenvolvimento Comunitário e Institucional da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de 2006 a 2008.
O novo secretário assumiu com Link o compromisso de, em 30 dias, produzir um diagnóstico da educação no município e, a partir disso, elaborar um plano de trabalho até o final da gestão, para transformar Sapucaia numa referência em educação.