A convite de Eduardo Leite, o PSB vai integrar o próximo governo sem perder a conexão com a agricultura familiar. Como a Secretaria de Desenvolvimento Rural vai se fundir com a Agricultura, o partido deverá comandar a Emater. Com três deputados, ganhará também a Secretaria de Obras, para a qual será indicado o deputado federal José Stédile.
No governo de José Ivo Sartori, o PSB já comanda a Secretaria de Obras e liderava a de Desenvolvimento Rural.
Nesta segunda-feira, ato na Assembleia marcou um ano histórico para a agricultura familiar gaúcha, que reelegeu, de forma inédita, uma dobradinha do movimento sindical. Dezenas de agricultores assistiram a uma homenagem singular: o deputado Elton Weber (PSB) escolheu Heitor Schuch, colega de partido e de causa, para homenagear com a Medalha do Mérito Farroupilha.
Deputados mais votados do PSB no Estado, Schuch e Weber foram presidentes da Fetag, que representa 322 sindicatos de trabalhadores rurais e cerca de 350 mil famílias no Estado.
Natural de Santa Cruz do Sul, Schuch foi reeleito para o segundo mandato com 109.053 votos. Recentemente, anunciou que abrirá mão do auxílio extra que os parlamentares recebem no início e no fim do mandato.