No mesmo dia em que anunciou apoio a José Ivo Sartori, nesta quinta-feira (18), o candidato ao governo do Estado no primeiro turno Jairo Jorge (PDT) também foi à sede do PC do B manifestar a Manuela D'Ávila o apoio à sua chapa e a Fernando Haddad (PT) na disputa à Presidência.
A deputada recebeu o ex-prefeito de Canoas e postou, no Twitter: "Hoje, eu e Fernando Haddad, recebemos o apoio de Jairo Jorge, meu amigo e companheiro que foi candidato do PDT ao governo do Rio Grande do Sul. Eu e Jairo nos conhecemos desde quando eu militava na UNE e ele trabalhava no MEC. Seguimos em defesa da democracia e da liberdade".
À coluna, o ex-candidato, que conhece a dupla desde quando era secretário executivo do Ministério da Educação, informou que foi até Manuela para reafirmar o voto do PDT:
— Participo da Executiva Nacional do PDT e o partido definiu o voto crítico ao Haddad e Manuela. Estive com ela para reafirmar nosso voto.
Devido ao apoio crítica do PDT ao PT, Jairo garante que não participará da campanha.
O presidente do PC do B no Rio Grande do Sul, Adalberto Frasson, participou do encontro entre Manuela e Jairo. Ele afirmou que o apoio foi construído entre os dois, que se falam com frequência.
— Temos uma boa relação com o Jairo. Achamos que as diferenças tem de ser deixadas de lado, o que nos une é a defesa da democracia — disse Frasson.
Por volta das 16h, Jairo vai até o comitê de Sartori anunciar oficialmente o apoio. Por meio de votação do diretório, o PDT decidiu pela neutralidade e proibiu os filiados de apoiarem qualquer candidato. Jairo, portanto, não cumpriu decisão partidária.