Depois de semanas dividido entre apoiar a reeleição do governador José Ivo Sartori (MDB) ou se aliar a Eduardo Leite (PSDB), o Partido da República decidiu. Na convenção marcada para esta segunda-feira, será aprovado o apoio a Sartori e o ingresso na aliança que já tem nove partidos: MDB, PSD, PSB, Democracia Cristã (antigo PSDC), Patriotas, PSC, PRP, PMN e PTC. Com a entrada do PR, Sartori soma 10 partidos, o que garantirá a ele o maior tempo na propaganda de rádio e TV: 3 minutos e 25 segundos em cada bloco de 10 minutos.
O presidente do PR, deputado Giovani Cherini, cita os motivos que levaram o PR a optar por Sartori:
– Em primeiro lugar, a possibilidade de eleição de deputado e federais, Entendemos que temos mais chances nessa coligação. Depois, a convicção de que o governador tem boas chances de ser reeleito. Pesou também o fato de o candidato ao Senado ser o ex-deputado Beto Albuquerque.
Na eleição para a Câmara dos Deputados, o PR concorrerá em aliança com PSB, Patriotas e Democracia Cristã. Juntos, os três devem lançar 47 candidatos. A composição muda na disputa por cadeiras na Assembleia: o PR estará em outra aliança, com PSD, Patriotas e Democracia Cristã.