Convidado pelo diretório para a convenção do Partido Progressista em Porto Alegre, o presidente estadual do PSDB, Nelson Marchezan, declarou apoio à reeleição da senadora Ana Amélia Lemos e sinalizou para uma provável união entre as duas legendas para a eleição de 2018.
– O PSDB deve estar encaminhando coligação com o PP nas próximas eleições, assim como ocorreu nas últimas disputas estaduais. Não é oficial, depende do tempo político, mas é uma tendência – disse Marchezan à coluna.
Por enquanto, os dois partidos querem protagonizar possível chapa. Os tucanos cogitam Eduardo Leite. No PP, por enquanto, não há convergência para um nome. Liderada por Celso Bernardi, a executiva estadual percorre o Interior para recolher indicações de possíveis candidatos ao cargo de governador. Os mais citados, por enquanto, estão o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e a deputada Silvana Covatti.
Leia mais:
Antes do recesso, um dia de supremas bondades
Eduardo Leite se farda para disputar o Piratini
Na convenção realizada no sábado na Câmara de Vereadores, o ex-prefeito da Capital José Fortunati e Marchezan sentaram à mesma mesa, a duas cadeiras de distância. Quem esperava climão entre eles, saiu frustrado. Em seu discurso, Fortunati focou na aliança com o PP durante os anos em que foi prefeito. Os problemas entre a gestão anterior da prefeitura e a atual ficaram de fora da pauta.
Empecilho
O PP da Capital chegou a discutir a presença de José Fortunati na segunda vaga do Senado, com Ana Amélia Lemos. Como Fortunati é filiado ao PDT, fechado com Jairo Jorge para governador em 2018, o debate não ganhou fôlego. A hipótese foi levantada devido à proximidade do partido com o ex-prefeito. A tendência é de o PP concentrar esforços para a reeleição de Ana Amélia no Senado.
Recondução
Kevin Krieger deve ser reconduzido à presidência do PP em Porto Alegre. Eleito no sábado, durante convenção, o novo diretório municipal escolherá a próxima executiva no dia 11 de julho.