Acredite: está em discussão no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) a proposta de criação de um serviço regional de auditoria em Osório, a cem quilômetros de Porto Alegre. A proposta, que deverá ser apreciada a até o final do mês, divide os conselheiros, que questionam a conveniência de criar uma nova estrutura.
O TCE ainda não distribuiu a seus membros o estudo de impacto financeiro. Se a criação da nova estrutura for aprovada, cada funcionário removido para a regional receberá adicional de cerca de R$ 800 por mês.
Leia mais:
Eduardo Leite dará aula a servidores públicos na Universidade de Columbia
Danrlei avisa: está fora de combate na Câmara
Piratini conta votos a seu favor
A intenção do presidente do TCE, Marco Peixoto, é comprar um imóvel em Osório para abrigar a regional, usando parte dos R$ 9 milhões obtidos com a venda da folha de pagamento do tribunal para o Banrisul.
Peixoto justifica a possível criação de uma regional tão próxima de Porto Alegre com o argumento de que é "uma reivindicação antiga dos prefeitos do Litoral".
Nos bastidores, especula-se que seria um agrado a servidores que desejam morar perto da praia. Peixoto diz que o valor gasto com diárias e deslocamento de auditores para esses municípios atualmente cobriria o valor a ser despendido com funcionários e estrutura em Osório.