Os 150 prefeitos que estiveram na Famurs nesta segunda-feira e esperavam o anúncio de ajuda do governo federal para os estragos causados pela chuva saíram frustrados do encontro com os ministros Helder Barbalho, da Integração Nacional, e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário.
Na semana passada, os prefeitos vieram a Porto Alegre pedir ajuda a Famurs, que queria a liberação de R$ 339 milhões da União para socorro emergencial às cidades. Barbalho garantiu que o governo vai auxiliar os prefeitos, mas não anunciou qualquer verba durante a visita.
Leia mais:
Vitorioso no TSE, Temer enfrenta novos temporais
TSE dá sinal verde para o abuso nas campanhas
Governo quita folha de maio dos servidores do Executivo
Aos prefeitos, os ministros explicaram que, para redirecionar qualquer recurso, será necessário aguardar o levantamento dos estragos. Disseram, também, que deixarão à disposição das prefeituras dois técnicos para ajudar na documentação a ser encaminhada para Brasília. Atingidos por temporais em janeiro e em março pediram verba federal, mas, devido à falta de documentos, ainda não foram atendidos.
Barbalho, Osmar Terra e o governador em exercício, José Paulo Cairoli, sobrevoaram Alegrete, Uruguaiana, Itaqui, São Borja, Barra do Quaraí e Rosário do Sul. Segundo Cairoli, os ministros vieram para prestar solidariedade em apoio aos municípios.
Rumo a Brasília
O vice-governador vai a Brasília nesta terça-feira pedir a liberação de R$ 5 milhões para projetos de controle de enchentes no Vale do Caí. Todos os anos a cidade de São Sebastião sofre com alagamentos decorrentes da cheia.
Não há projeto pronto, nem verba garantida. Cairoli vai pedir aos ministérios da Integração e das Cidades a liberação do dinheiro e à Metroplan um plano para a região. .